Perguntas Frequentes
ALELO POD
O aplicativo ajuda você a gerenciar seus benefícios de forma simples e rápida. Quer coisa melhor? Você pode realizar transferências entre os saldos dos cartões Alimentação e Refeição, bloquear e desbloquear o cartão, alterar a senha do cartão físico e consultar o extrato de saldo ou transações entre os cartões.
O aplicativo possui diferentes funcionalidades para facilitar o seu dia a dia. Olha só o que você pode fazer por lá:
Benefícios:
Visualização do saldo do Auxílio Refeição e Auxílio Alimentação
Transferência de saldo entre contas Alelo Refeição e Alelo Alimentação
Consulta de extrato de compras e transferências
Cartão físico:
Primeiro desbloqueio do cartão físico
Consulta de saldo e extrato
Alteração de senha
Bloqueio temporário do cartão
Desbloqueio temporário do cartão
Cancelamento permanente do cartão
Rastreio da entrega do cartão
Cartão virtual:
Consulta aos dados do cartão virtual
Exclusão do cartão virtual
Bloqueio temporário do cartão virtual
Acesso e download da Política de Privacidade e Termo de Uso
Acesso ao perfil da conta
Alteração de senha do aplicativo
Exclusão da conta
O aplicativo está disponível em versão para celulares Apple e Android. Para baixá-lo, é só procurar pelo nome “Alelo Pod” nas lojas de apps.
Isso aí é fácil! Logo depois do cadastro da empresa, você receberá um e-mail e um SMS de boas-vindas, com o passo a passo para baixar o aplicativo e inserir os seus dados no aplicativo.
Da primeira vez que você entrar no aplicativo, é só seguir este passo a passo:
1 - Clique no botão “Meu primeiro acesso”
2 - Digite o seu CPF (o cadastrado pela empresa) e clique em “continuar”
3 - Insira novamente o seu CPF e preencha com o token recebido por SMS ou por e-mail e clique em entrar
4 - Leia e aceite o Termo de Uso e a Política de Privacidade
5 - Preencha os campos de cadastro com suas informações pessoais e em seguida clique em “continuar”:
- Data de Nascimento - Local de Nascimento - Gênero - Nome da Mãe (opcional) - E-mail pessoal
Sim. Você vai receber um SMS e e-mail com um token de 6 dígitos para ser confirmado no aplicativo. Feito isso, você já pode entrar na home do app.
Isso é importante, hein?! Para realizar o primeiro acesso, você vai ter que definir uma nova senha, de acordo com as seguintes regras de segurança:
Mínimo de 6 e máximo de 10 dígitos, sendo pelo menos uma letra maiúscula [A-Z], uma letra minúscula [a-z], um numeral [0-9] e a inclusão de caracteres especiais [!@#$$%*()_]. Foi? Agora, clique em “definir senha”.
Prontinho, sua senha estará definida!
No menu do aplicativo, clique em “Meu perfil” e procure, no canto inferior, o botão de alterar a senha. Clique nele, informe o CPF cadastrado e em seguida mandaremos para você um SMS para autenticação e alteração da senha.
Depois de três tentativas de login com a senha incorreta, o app é bloqueado temporariamente, para a sua segurança. Mas fique tranquilo! Na tela de bloqueio, aperte o botão “definir nova senha” e inclua o CPF cadastrado. Você vai receber um SMS com token de 6 dígitos para autenticação no aplicativo. Digite novamente o CPF e token, clique em “entrar” e então “definir a nova senha” e siga as regras para criação de uma senha forte.
Para apagar o aplicativo do seu celular, basta estar logado e seguir os seguintes passos:
- Clique no menu do lado direito da tela;
- Entrar em “Minha Conta”;
- No final da página, clique no botão Excluir Minha Conta.
Para entrar na sua conta, você só tem que incluir seu CPF e senha de cadastro.
Ao entrar no aplicativo, você terá acesso às seguintes funções:
- Saldo do Alelo Alimentação e Alelo Refeição;
- Quatro últimas transações (compras e transferências) do Alelo Refeição e Alelo Alimentação;
- Meu Extrato: para obter o extrato completo das transações dividido em meses;
- Meus Cartões: para ver as funcionalidades do cartão virtual e do cartão físico;
- Transferir benefícios: para realizar a transferência de saldos entre os benefícios;
- Menu (no canto superior direito da tela): para visualizar as funcionalidades previstas no aplicativo e também o perfil de conta do titular.
O aplicativo ajuda você a gerenciar seus benefícios de forma simples e rápida. Quer coisa melhor? Você pode realizar transferências entre os saldos dos cartões Alimentação e Refeição, bloquear e desbloquear o cartão, alterar a senha do cartão físico e consultar o extrato de saldo ou transações entre os cartões.
Dá sim. Você consegue mudar os dados do endereço. As demais informações devem ser alteradas pelo próprio RH.
Clique no menu (no canto superior direito da tela) e selecione a opção “Termo de Uso” ou “Política de Privacidade”. Ao entrar nas páginas, você poderá visualizar o texto de cada termo e fazer o download em PDF.
Você pode ver informações dos benefícios Alelo Alimentação e Alelo Refeição.
Na página inicial do aplicativo, você poderá ver, de forma separada, o saldo do Alelo Refeição e Alelo Alimentação
Para transferir os saldos pelo aplicativo do Alelo Pod, você precisa realizar o login na conta e seguir os passos abaixo:
- Na página inicial ou no menu, clique em “Transferir Benefícios”;
- Selecione o benefício que deseja retirar o saldo - Alimentação ou Refeição;
- Digite no campo o valor de transferência;
- Clique no botão “Transferir”;
- Digite a senha de 4 dígitos do cartão físico;
- Clique em “Confirmar”. Logo em seguida, a transferência será realizada com sucesso para o outro benefício.
O aplicativo ajuda você a gerenciar seus benefícios de forma simples e rápida. Quer coisa melhor? Você pode realizar transferências entre os saldos dos cartões Alimentação e Refeição, bloquear e desbloquear o cartão, alterar a senha do cartão físico e consultar o extrato de saldo ou transações entre os cartões.
Na home, na opção “ Meu Extrato” você pode ver todo o histórico de transações realizadas em cada mês. E dá para selecionar os filtros “Todos”, “Refeição” ou “Alimentação”. Lá no fim da página inicial também dá para acessar a opção “Ver extrato completo”, que mostra transações como transferência de saldo entre os cartões e compras realizadas nos últimos meses. Essa função pode ainda ser acessada em menu e “Meu Extrato”. Ah! Caso não haja movimentação, vai aparecer a mensagem "Ops! Nada por aqui...".
Não tem mistério! Clique em “Meus Cartões”, na página inicial do aplicativo e selecione a opção desejada: Cartão Físico ou Cartão Virtual.
O cartão é aceito em toda rede Elo, para transações de compras de acordo com o benefício ativo no cartão:
- Auxílio Alimentação - Pode ser usado em supermercados, armazéns, mercearias, açougues, peixarias, hortimercados, comércios de laticínios e/ou frios, padarias e similares.
- Auxílio Refeição - Pode ser usado em restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, aplicativos de delivery e similares.
Isso mesmo. É um cartão só do Alelo Pod, nas versões física e virtual, para utilizar ambos os saldos do Alelo Alimentação e Alelo Refeição.
O cartão virtual é habilitado apenas para compras online e é aceito em restaurantes, supermercados ou estabelecimentos comerciais aderentes aos benefícios do Alelo Refeição ou Alelo Alimentação. Ao realizar a compra, você deve copiar os dados que estão no aplicativo e incluí-los na forma de pagamento do site ou app utilizado para a compra.
Na opção “Meus cartões” na home, clique em “Cartão Virtual” para ter acesso às seguintes informações:
- Nome do titular
- Número do Cartão
- Data de Validade
- CVV (Código de Validação do Cartão, gerado a cada 24 horas)
Pode sim. Vá em “Meus cartões”, selecione “Cartão Virtual” e clique no botão “Bloquear Cartão”. Após a confirmação, seu cartão estará temporariamente bloqueado para uso online e você será redirecionado para a home.
Na área de “Cartão Virtual”, clique no botão “Desbloquear Cartão”. Assim que confirmado, você já pode voltar a usar o seu cartão para compras online.
Sim. Na área “Meus Cartões”, na home do aplicativo, selecione “Cartão Virtual” e clique em “Excluir Cartão”. Após a confirmação, o cartão será excluído.
Sim. É só clicar no botão “Criar Novo Cartão”, na área do “Cartão Virtual” e um novo cartão será gerado para utilizar em compras online.
No app, você consegue consultar o rastreio de entrega do cartão, alterar a senha, e fazer bloqueio, desbloqueio e cancelamento do cartão físico.
O cartão físico será entregue no endereço do titular cadastrado pelo RH.
Dá sim. Para consultar o status de entrega do cartão entre na área “Meus Cartões”, clique em “Cartão Físico” e observe o status;
- Status “Em produção”:
A mensagem “Seu cartão físico já está em produção” significa que ele está sendo produzido e em breve será enviado até você.
- Status “Enviado”:
A mensagem “Seu cartão físico já foi enviado” significa que ele será entregue em até 10 dias no endereço cadastrado pelo RH.
- Status “Entregue”:
A mensagem “Seu cartão Alelo Pod chegou” será vista quando o cartão chegar até você. Aí, é só desbloquear e começar a usá-lo. Aproveite!
Para dúvidas, pode falar com a gente pelo atendimento Alelo, no telefone 4004-7733. Esse canal funciona todos os dias da semana, 24h por dia.
Para desbloquear o cartão físico e começar a usá-lo em compras nos estabelecimentos siga estes passos:
- Na home do app, clique em em “Meus Cartões” ou selecione essa mesma opção no menu;
- Selecione a função “Cartão Físico”;
- Aperte o botão “Desbloquear Cartão”;
- Digite os 4 últimos dígitos do cartão e clique no botão “Desbloquear”;
- Em seguida, cadastre uma senha de 4 dígitos.
Deu tudo certo? Logo após esse processo, você já pode começar a usar o seu cartão. Eba! Você pode pagar as compras por aproximação ou por meio da senha cadastrada.
Para alterar a senha do cartão físico, é só seguir o passo a passo abaixo:
- Na home, selecione “Meus Cartões”;
- Clique em “Cartão Físico”;
- Selecione o botão “Alterar Senha”;
- Digite o seu CPF de cadastro;
- Insira o Token de 6 dígitos que será enviado por SMS ao celular de cadastro do titular
- Clique em “Confirmar”;
- Defina a nova senha de 4 dígitos;
- Confirme a alteração.
Maravilha! Nova senha definida. Cartão físico liberado para compras nos estabelecimentos aderentes. 🙂
Dá sim. Para fazer o bloqueio do cartão físico, siga os passos abaixo:
- Na home, clique em “Meus Cartões”;
- Aperte botão “Bloquear Cartão”;
- Clique em “Confirmar”;
- Digite a senha de 4 dígitos cadastradas do cartão físico;
- Escolha a opção “Bloquear”.
Pode ficar tranquilo. O cartão estará temporariamente bloqueado para utilização.
Veja o passo passo para desbloquear o cartão físico e fazer compras nos estabelecimentos:
- Na home, clique em “Meus Cartões” ou escolha essa mesma opção no menu;
- Selecione a opção “Cartão Físico”;
- Clique no botão “Desbloquear Cartão”;
- Digite a senha cadastrada de 4 dígitos; Prontinho! Já pode começar a usar o seu cartão para compras usando a senha cadastrada ou pagando por aproximação.
Na home, clique em “Meus Cartões” ou escolha essa mesma opção no menu;
- Selecione a função “Cartão Físico”;
- Aperte o botão “Cancelar Cartão”;
- Clique em “Confirmar”;
- Digite a senha do cartão e clique no botão “Cancelar Cartão”.
Fique atento pois o cartão será cancelado definitivamente. Se você precisar realizar uma nova emissão de via, o titular deverá entrar em contato com o RH, beleza?
Não precisa fazer nada. 😉 O cartão físico já é habilitado automaticamente para compras.
Sim. O limite para compras com aproximação é de até R$ 200 por transação.
ATENDIMENTO A USUÁRIOS DE CARTÃO