Alelo Frota
DÚVIDAS FREQUENTES
Respondemos às principais perguntas sobre o uso do cartão Alelo Frota
É uma plataforma de gestão de frotas que controla os gastos de combustível e outras despesas automotivas, aumentando a performance e produtividade da empresa.
Você pode utilizá-lo em mais de 22 mil estabelecimentos credenciados da Cielo em todo o Brasil, para pagamento de combustível, manutenção leve, estacionamentos e lava-rápido. Na página https://www.alelo.com.br/onde-aceita selecione o cartão Alelo Frota, clique em 'buscar' e encontre um estabelecimento credenciado mais próximo a você. ou consulte A consulta também pode ser feita através do aplicativo Meu Alelo.
A situação do cartão pode ser consultada no telefone 4004-7733. Ações de bloqueio, desbloqueio, cancelamento e/ou remissão podem ser solicitadas das seguintes maneiras:
No aplicativo Meu Alelo, onde é possível verificar várias outras informações sobre seu cartão e rede de aceitação.
· No link https://www.meualelo.com.br/ disponível no próprio site da Alelo.
· No telefone 4004-7733, também é possível escutar o saldo disponível no cartão.
Primeiro, você precisa saber se a opção de visualização do saldo está disponível - ou se o gestor de frotas configurou o seu cartão de modo a não mostrar o saldo.
Caso a opção de visualização de saldo esteja ativada, você poderá consultá-lo das seguintes maneiras:
· No aplicativo Meu Alelo, que além do saldo oferece várias outras funcionalidades.
· No site Meu Alelo por meio do link https://www.meualelo.com.br/ disponível no próprio site da Alelo.
· No telefone 4004-7733, em que é possível escutar o saldo disponível no cartão.
Caso o cartão esteja vinculado a um motorista, ou seja, a um CPF, após realizar o download do aplicativo Meu Alelo e o seu respectivo cadastro, o cartão será automaticamente configurado em seu aplicativo e estará pronto para utilização.
Caso o cartão esteja vinculado a um veículo, ou seja, a uma placa, será necessário que inclua os dados do cartão de maneira manual no aplicativo Meu Alelo, e somente após esta configuração o mesmo estará apto a ser utilizado.
Caso o cartão esteja vinculado a um motorista, ou seja, a um CPF, e você possua permissão é possível solicitar uma segunda via de cartão ou remissão de cartão através do telefone 4004-7733.
Caso o cartão esteja vinculado a um veículo, ou seja, a uma placa, ou você não possua permissão para realizar a solicitação, é necessário que entre em contato com o gestor da frota para que ele faça essas solicitações para você.
A utilização do cartão Alelo Frota é simples, veja o passo-a-passo:
1. Insira o cartão na maquininha para leitura do chip.
2. Selecione as opções Voucher > Auto (essa opção pode não aparecer no TEF)
3. Digite o valor da compra.
4. Se solicitado, insira:
a. Número da placa do veículo (04 dígitos)
b. Hodômetro (indica a quilometragem atual do veículo)
c. Código do motorista (06 dígitos)
5. Selecione o tipo de Mercadoria
6. Informa a quantidade de mercadoria adquirida.
Insira a senha do cartão Alelo Frota.
Caso o cartão esteja vinculado a um veículo, ou seja, a uma placa, é necessário que entre em contato com o gestor de frotas para que ele realize essa alteração de maneira online.
Caso o cartão esteja vinculado a um motorista, ou seja, a um CPF, você conseguirá realizar a alteração de senha no telefone 4004-7733, selecionando as opções que direcionam para a alteração de senha. Após a confirmação de dos dados solicitados (relacionados ao cartão e ao portador) a senha será alterada com sucesso.
Caso tenha esquecido o código de motorista é possível ouvi-lo por meio do telefone 4004-7733. Outra opção é entrar em contato com o gestor da frota.
Trata-se de uma transação de atualização de chip, ou seja, o gestor da frota alterou as regras de operação do cartão e o mesmo está sendo atualizado. É necessário, portanto, que faça uma nova transação para conseguir efetuar o pagamento da compra.
Importante: Após a mensagem “Erro 85 | B6 – Refaça a Transação” é necessário aguardar a mensagem “retire o cartão” para o mesmo ser atualizado. Na sequência, poderá ser usado normalmente.
Caso o cartão não seja atualizado, siga os passos abaixo: 1. Aperte “Enter” > 2. Digite 24 > 3. Insira o cartão > 4. Digite a senha do cartão > 5. Enter.
Nesse caso, é necessário que entre em contato com o gestor da frota, pois trata-se de uma transação em desacordo com alguma regra de utilização do cartão parametrizada pela empresa.