ÍNDICES DE CONSUMO
SUPERMERCADOS & RESTAURANTES

 

 

Em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), apresentamos indicadores sobre os impactos da COVID-19 na atividade econômica do Brasil, com foco no consumo em supermercados e restaurantes.

Os dados analisados foram coletados a partir da utilização dos cartões Alelo Refeição e Alelo Alimentação, correlacionando volume, valor e frequência de uso dos benefícios em estabelecimentos comerciais credenciados. O levantamento, realizado em todo o território nacional, compara as transações diárias no período de 6 de janeiro de 2018 a 30 de junho 2020. 

De acordo com critérios para classificação dos estabelecimentos comerciais por categoria ou tipo de bens e serviços oferecidos, foram desenvolvidos dois índices: ICS e ICR.

 

ICS - Índices de Consumo em Supermercados: acompanha o volume e o valor de transações realizadas com benefício Alimentação, além da quantidade de estabelecimentos comerciais que receberam tais pagamentos.     

Em sua composição, foram incluídos os estabelecimentos: Mercearias e Supermercados; Comidas Congeladas; Padarias; Atacadistas; Miscelâneas – Conveniência e Delicatessens.  


ICR
- Índices de Consumo em Restaurantes: acompanha volume e o valor das transações realizadas com o com benefício Refeição, bem como o número de estabelecimentos comerciais que receberam essa modalidade de pagamento.

Para tanto, foram considerados os estabelecimentos: Restaurantes; Lanchonetes; Padarias; Miscelâneas – Conveniência e Delicatessens; Postos de Gasolina; Bares, Discotecas e Casas Noturnas.

 

* Os índices ICS e ICR serão atualizados quinzenalmente em nosso site. Ao realizar o download nesta página, você acessará a versão mais recente.

 

Quer conferir o relatório?

Por favor, informe os dados abaixo para fazer o download do arquivo.