Restaurantes têm novo avanço no país, mas consumo ainda
é 23,2% inferior, mostra índice Fipe e Alelo

 

Também houve aumento de 5,9% no valor gasto nos supermercados

 

 

São Paulo, novembro de 2020 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, divulga dados atualizados a respeito dos impactos da Covid-19 com os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), com base nas transações diárias realizadas, em outubro de 2020, a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo território nacional.

 

De acordo com os últimos resultados, o consumo em restaurantes registrou queda de 23,2% no valor total gasto, acompanhado por uma retração de 44% no volume de transações realizadas com benefício refeição, em comparação a outubro de 2019. É importante notar, por outro lado, que o número de estabelecimentos comerciais que efetuaram transações em outubro de 2020 foi apenas 2,1% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019.

 

Em um contexto de reabertura e flexibilização do horário de operação de restaurantes e outros estabelecimentos, os últimos resultados reforçam a queda contínua do impacto sobre o valor consumido nesses locais desde o início da pandemia. Exemplo desse progresso pode ser constatado na evolução do valor consumido desde o início da pandemia, em relação ao mesmo mês de 2019: -49,8% (abril), -39,3% (maio), -33,8% (junho), -28,1% (julho), -26,8% (agosto) e -25,8% (setembro) e -23,2% (outubro).

 

“A cada mês, percebemos um cenário mais positivo para os estabelecimentos comerciais nos três aspectos: valor gasto, número de transações e quantidade de estabelecimentos comerciais que registraram transações. Acreditamos que a retomada dos hábitos de consumo tende a ser ainda maior nos próximos meses, principalmente com a chegada das comemorações de fim de ano”, afirma Cesario Nakamura, presidente da Alelo.

 

Já o consumo em supermercados teve um aumento de 5,9% no valor total gasto no mês, em comparação a outubro de 2019. Foi notado ainda um crescimento no número de estabelecimentos que realizaram transações utilizando como meio de pagamento o benefício alimentação no período (+1,1%). Por outro lado, os dados de outubro de 2020 ainda sustentam uma queda de 10,2% no volume de transações realizadas, em relação ao mesmo mês do ano passado.

 

Segundo os pesquisadores da Fipe, tais resultados evidenciam que o último mês apresentou uma melhora significativa do consumo no segmento de supermercados em relação ao mesmo mês do ano passado. Por outro lado, a análise dos indicadores revela também que o volume de transações ainda não retomou os patamares observados no período pré-pandemia - comportamento provavelmente relacionado à concentração dos gastos em um número menor de transações.

 

Vale destacar que os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) acompanham as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) focam na evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up).

 

Dados regionais

Em termos regionais, a análise dos resultados do estudo revela que os efeitos da pandemia continuam se distribuindo de forma heterogênea sobre as unidades federativas, refletindo a descentralização e as diferenças temporais entre os processos de fechamento e abertura das economias locais, bem como a interiorização da pandemia.

 

Adotando como parâmetro o valor gasto em restaurantes, é possível evidenciar que as regiões mais impactadas negativamente em outubro foram a Sudeste (-23,6%) e Sul (-23,5%), contrastando com os menores impactos observados nas regiões Norte (-16,4%) e Nordeste (-20,2%). Já o consumo na região Centro-Oeste ocupou posição intermediária no ranking, com variação de -21,5%.

 

Individualmente, as unidades federativas que registraram os maiores impactos negativos no valor gasto em restaurantes foram: Piauí* (-37,5%), Pará (-28,3%), Rio de Janeiro (-28%), Rio Grande do Sul (-26,3%) e Bahia (-26,2%), contrapondo-se àquelas que apresentaram crescimento ou menor redução no consumo: Amapá* (+10,9%), Rondônia* (+10,9%), Acre* (-0,2%), Mato Grosso do Sul (-6,8%) e Roraima* (-6,9%). Em respeito ao consumo em outras unidades federativas importantes, vale mencionar: São Paulo (-22,3%), Minas Gerais (-25,7%) Distrito Federal (-26,0%) e Paraná (-25,2%).

Nota (*): unidades federativas com amostra reduzida, sujeitas a maior volatilidade nos indicadores.

 

Metodologia dos índices

 

Todos os índices foram elaborados e depurados com base em critérios estatísticos para garantir a focalização, a consistência e a interpretação dos resultados ao longo do tempo:

  • Amostra: todos os índices são calculados a partir de dados diários de transações realizadas em estabelecimentos comerciais distribuídos por todo o território nacional, entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de outubro de 2020.
  • Valores atípicos: para evitar oscilações nos índices decorrentes de eventuais entradas ou saídas de empregadores de grande porte na base de dados, observações associadas a empresas que se enquadram nesses critérios foram desconsideradas nos cálculos.
  • Sazonalidade: foram adotados os seguintes procedimentos para mitigar a influência de fatores sazonais: (i) cálculo de média móvel de 7 dias (dados do dia observado e dos 6 dias anteriores a ele), eliminando assim os efeitos dos dias úteis e finais de semana sobre as séries; (ii) identificação e filtragem de fatores sazonais relacionados ao comportamento das séries em dias específicos dentro de cada mês (1º dia, 5º dia, 10º dia...), por conta do calendário de recarga e distribuição temporal do uso dos benefícios nos estabelecimentos no período.
  • Inflação: os dados relativos ao consumo em valor foram deflacionados com base na variação mensal do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • Influência de outros fatores: os impactos apresentados não excluem a influência de fatores, eventos e políticas coincidentes com a pandemia sobre o comportamento e hábitos de consumo da população ao longo do período de análise. Todavia, levando-se em conta o caráter inesperado das medidas restritivas instituídas a partir de março na maior parte das grandes cidades, bem como o padrão comportamental dos índices nos anos precedentes, é possível relacionar as variações atípicas observadas no comportamento das séries à pandemia da Covid-19.
  • Frequência: todos os índices são apresentados com frequência diária para todo o período disponível da amostra, tendo por referência inicial (base 100) a média diária em janeiro de 2018. Os impactos calculados estão disponíveis para todos os dias, quinzenas e meses de 2020.
  • Recorte geográfico: os impactos – apresentados como percentuais de variação dos índices em relação à média observada em 2019 – consideram os seguintes recortes: (i) média nacional (Brasil); (ii) Médias das 5 regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste); (iii) Média dos 26 estados e Distrito Federal (27 unidades federativas).

 

Sobre a Fipe

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973. Entre seus objetivos está o apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Possui, hoje, destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.

 

 

Sobre a Alelo

A Alelo é uma bandeira especializada em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos, atuando nos segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde. Com mais de quinze anos de história, é, desde 2013, líder no setor de benefícios pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), da Secretária do Trabalho no Ministério da Economia. A Alelo conta com a confiança de 100 mil empresas-clientes, 8 milhões de usuários e com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. Entre os produtos e serviços oferecidos, estão Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal, Alelo Multibenefícios, Alelo Mobilidade, Alelo Frota, Alelo Gestão de VT, Alelo Cultura, cartões pré-pagos Alelo Despesas, Alelo Pagamentos e Alelo Premiação, bem como Veloe.

 

Contatos à imprensa Alelo

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