Pesquisa da Alelo identifica comportamento dos trabalhadores ao almoçar fora de casa  


Levantamento aponta diferenças de gastos e preferências culinárias entre homens e mulheres, casados e solteiros e mudanças de comportamento em relação à idade.

 


São Paulo, 21 de dezembro de 2017- Como se comporta o trabalhador durante as pausas para o almoço? A Alelo, bandeira especializada em benefícios e gestão de despesas corporativas, levantou dados sobre a média de gastos e preferências culinárias dos trabalhadores, apontando diferentes comportamentos relacionados a faixa etária, estado civil e gênero.

 

O estudo indica que trabalhadores mais velhos gastam cerca de 37,16% a mais que trabalhadores mais jovens: profissionais de 61 e 70 anos gastam em média R$26,12 ao almoçar fora, enquanto os trabalhadores entre 17 e 24 anos costumam gastar uma média de R$19,06.

 

Já os trabalhadores casados consomem mais que os solteiros ao comerem fora, gastando em média R$ 23,74 – valor 5,2% maior em relação aos solteiros, que têm um gasto de R$ 22,56. O levantamento também mostra que profissionais casados costumam frequentar mais churrascarias (9,75%) e restaurantes de culinárias italiana (5,49%) e brasileira (4,61%). Os solteiros, por sua vez, preferem lanchonetes (18,48%), hamburguerias (9,56%) e restaurantes de comida japonesa (3,94%).

 

Quanto às diferenças de comportamento entre homens e mulheres, a pesquisa indica que os homens gastam em média 14,12% a mais que as mulheres ao almoçar fora: eles gastam cerca de R$ 24,99 por refeição, enquanto elas têm um gasto médio de R$ 21,90. As preferências culinárias também são diferentes entre os gêneros: os homens costumam frequentar mais lanchonetes (18,33%), churrascarias (10,84%) e pizzarias (3,54%), enquanto as mulheres preferem hamburguerias (9,5%) e as culinárias italiana (5,79%) e brasileira (4,47%).

 

Quando se trata da busca por uma alimentação saudável na hora do almoço, restaurantes naturais têm um público 1,24 vezes maior de pessoas com idade acima de 25 anos, se comparado à frequência de jovens de 17 a 24 anos. Mulheres também procuram se alimentar melhor ao comerem fora de casa, frequentando estes estabelecimentos 1,57 vezes a mais que os homens. Da mesma forma, solteiros têm preferência 0,92 maior que os casados por esse tipo de alimentação.

 

O estudo revelou ainda que o comportamento dos trabalhadores não sofre grandes alterações em dias de chuva: o gasto médio em dias de sol é R$23,34 e em dias chuvosos o número cai para R$23,27.

 

O levantamento foi realizado entre junho e agosto de 2017 e foram considerados somente dias da semana (segunda-feira a sexta-feira) no horário do almoço (11h às 15h). A pesquisa foi feita na base de usuários da Alelo, que compreende cerca de 10 milhões de pessoas de todo o Brasil.

 

Sobre a Alelo

 

A Alelo é uma bandeira especializada em benefícios para os segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde. Com mais de quatorze anos de história, é, desde 2013, líder no setor de benefícios pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) do Ministério do Trabalho e Emprego. A Alelo conta com a confiança de 100 mil empresas-clientes, 8 milhões de usuários e com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. Entre os produtos e serviços oferecidos, estão Alelo RefeiçãoAlelo AlimentaçãoAlelo NatalAlelo ProntoAlelo CulturaAlelo AutoAlelo Vale-TransporteAlelo Flex Car e cartões pré-pagos Alelo DespesasAlelo Pagamentos e Alelo Premiação.


Contatos à imprensa - Alelo

FSB Comunicação

Larissa Normande - 11 3165-9596 / 99370-2761 – larissa.normande@fsb.com.br

Natalia Faria - 11 3165-9731 / 99370-2761 – natalia.faria@fsb.com.br