ÍNDICES DE FEVEREIRO REVELAM CONTRASTES ENTRE SEGMENTOS DE SUPERMERCADOS E RESTAURANTES
Entre os potenciais fatores que influenciaram os números estão o Calendário, queda no valor da cesta básica e acomodação dos preços dos alimentos
A Alelo, especialista em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, divulga em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os novos dados dos Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), desenvolvidos para acompanhar, respectivamente, o comportamento das transações em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os gastos com refeições prontas em restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, serviços de entrega (delivery), retirada em balcão e para viagem. A presente edição do informe apresenta e analisa os últimos resultados disponíveis para os índices, considerando o comportamento do consumo em diferentes segmentos, aberturas, regiões e unidades federativas.
A análise dos dados transacionais disponibilizados pela Alelo referentes ao segundo mês de 2023 revela que o valor gasto em supermercados cresceu 8,3% em relação a fevereiro de 2022. Comparativamente, analisando-se os últimos dados disponíveis para o segmento de restaurantes, os índices apurados pela Fipe evidenciaram que o valor gasto nesses estabelecimentos em fevereiro de 2023, uma vez descontada a inflação no período, declinou 10,6% em relação ao resultado do mesmo mês em 2022.
Região Sudeste:
Geograficamente, a apuração dos índices de consumo revela que o valor gasto em supermercados avançou em todas as cinco regiões, tendo o Sudeste com alta em +8,7%. Já com relação aos restaurantes, a queda observada no valor gasto em restaurantes foi de -9,1% para essa região.
Região Sul:
Valor gasto em supermercados com alta em +13,2%, maior número do Brasil. Já com relação aos restaurantes, a queda observada no valor gasto em restaurantes foi de -10,6% para essa região.
Região Norte:
Valor gasto em supermercados com alta em +3,6%. Já com relação aos restaurantes, a queda observada no valor gasto em restaurantes foi de -18,1% para essa região, maior queda registrada entre as regiões do Brasil nesse segmento no país.
Região Centro-Oeste:
Valor gasto em supermercados com alta em +9,1%. Já com relação aos restaurantes, a queda observada no valor gasto em restaurantes foi de -14,9% para essa região.
Região Nordeste:
Valor gasto em supermercados com alta em +0,3%. Já com relação aos restaurantes, a queda observada no valor gasto em restaurantes foi de -12,7% para essa região.
Sobre a Alelo
Somos Alelo. Somos feitos pra conectar pessoas – de norte a sul, de gente pra gente. Com mais de 19 anos de história, nos tornamos especialistas em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos – tudo isso dentro dos segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde. O que oferecemos pro mundo?
· Produtos e serviços: Alelo Tudo, Alelo Refeição, Alelo Alimentação, Alelo Natal, Alelo Multibenefícios, Alelo Mobilidade, Alelo Frota, Alelo Gestão de VT, Alelo Cultura, Pede Pronto e Veloe.
·Soluções para estabelecimentos comerciais: Multisserviços, Painel Meu Negócio, Extrato EDI, Alelo Desenvolve, Antecipação de Recebíveis e Mais Clientes.
· Cartões pré-pagos: Alelo Despesas, Alelo Pagamentos e Alelo Premiação.
E todos os dias oferecemos tranquilidade pra mais de 150 mil empresas-clientes e 10 milhões de pessoas que confiam na gente. Sem esquecer que contamos com a maior rede de estabelecimentos comerciais afiliados do Brasil. É assim que, desde 2013, lideramos o setor de benefícios no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Contatos à imprensa - Alelo
Bruna Sena
(11) 99738-4065
bruna.sena@fsb.com.br
Anderson Estevan
(11) 99373-4230
anderson.estevan@fsb.com.br