Uso do vale-refeição em estabelecimentos mostra retomada do trabalho presencial em níveis próximos ao pré-pandemia
Uso do vale-refeição em estabelecimentos mostra retomada do trabalho presencial em níveis próximos ao pré-pandemia
São Paulo, 01 abril de 2024 - Cada vez mais os brasileiros, em especial os residentes em grandes centros urbanos, estão trabalhando presencialmente. É o que mostra o levantamento de consumo com vale-refeição, realizado pela Alelo, especialista em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos, em conjunto com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Segundo os dados do estudo, 73% das transações feitas com o cartão refeição acontecem, diariamente, nos estabelecimentos. A pesquisa também aponta que o gasto médio das refeições na região metropolitana de São Paulo é de R$32. Em 2019, os gastos dos trabalhadores com o benefício nos restaurantes representava 83% e, com o isolamento social, caiu para 55% na Grande São Paulo (veja gráfico abaixo).
Proporção das transações efetivadas com Benefício Refeição, por modalidade de trabalho, entre 2019 e 2023
Os números foram levantados nos meses de setembro, outubro e novembro, de 2019 a 2023. Por conta da sazonalidade de dezembro (fim de ano e férias), as movimentações transacionais dos cartões são atípicas, por isso não foram contempladas no estudo. Para coletar e analisar as informações, foi utilizado um novo cluster que analisou o comportamento do trabalhador que atua presencialmente e o consumo do benefício refeição.
“Os números da pesquisa mostram o quanto a pandemia impactou os hábitos de consumo durante o expediente. Apesar da força do presencial, há um equilíbrio entre as modalidades de trabalho, que pode ser pavimentado por inovações tecnológicas, adaptações nos estilos de vida ou mudanças na realidade econômica das empresas e nas preferências de empregadores e empregados”, comenta Cesario Nakamura, CEO da Alelo e Veloe.
Alimentação no trabalho remoto
Como esperado, no início da pandemia, o percentual de consumo remoto, incluindo serviços de delivery, subiu de 16,2%, em 2019, para 44,7%, em 2020. O patamar se mantém elevado em 2021, com 38%, caindo para 27,7%, em 2022, até atingir 26,9% no ano passado.
Ao longo desse período, houve variação nos valores gastos com as refeições. Em 2019, a média do prato era de R$24,7, no primeiro ano de isolamento social, o preço médio foi R$28,7, em 2021 aumentou para R$29, R$29,80 em 2002 e em 2023, a refeição atingiu custo de R$ 30,60.
Dias da semana
Os números também destacam o comportamento do consumidor: 21% das transações acontecem nas terças e quartas-feiras, com média de gasto de R$32. Nas segundas e quintas-feiras, esse índice cai para 20% e, às sextas-feiras, atinge o menor patamar, 16,9% (veja gráfico abaixo).
A menor utilização do vale refeição nos estabelecimentos às segundas-feiras pode estar relacionada a um fator social chamado “efeito marmita”, ou seja, refeições são preparadas ao longo do fim de semana e que são consumidas no primeiro dia útil da semana.
“Desde a pandemia, ocorreram mudanças estruturais no mercado de trabalho, porém é perceptível a estabilização dos percentuais de consumo nos últimos anos. Diante o cenário, é notável um novo equilíbrio entre as empresas e as preferências de dias de expediente presencial entre os trabalhadores”, comenta Cesario.
Para mais informações acesse o estudo completo.
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